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DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS (FORMAÇÃO, CERTIFICAÇÃO, MOTIVAÇÃO E VALORIZAÇÃO)

A EPOS tem consciência da importância dos seus trabalhadores para o sucesso das exigentes empreitadas em que intervém, sendo a competência e a dedicação de cada um dos seus profissionais alguns dos principais pilares do êxito da empresa.

Nesse sentido, e ciente de que a motivação e valorização dos seus trabalhadores é essencial ao bom funcionamento da empresa, a EPOS adota mecanismos de desenvolvimento, através de processos de aprendizagem e formação, certificação e valorização interna que reforçam a aposta nas suas pessoas.

A coesão e confiança da nossa equipa de mais de 700 colaboradores constituem o garante do êxito dos desafios futuros.

APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO E CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS

O aprofundamento e a progressão das competências dos trabalhadores da EPOS, mais do que um imperativo legal ou um requisito dos clientes, são encarados como um vetor estratégico.

O desenvolvimento das qualificações e competências técnicas, relacionais e cognitivas são uma condição essencial para a concretização dos objetivos e estratégia da EPOS, com implicações diretas na qualidade do produto final disponibilizado aos clientes. Consequentemente, contribui para uma mudança nas atitudes e comportamentos dos trabalhadores, criando um ambiente mais satisfatório, um aumento da motivação, tornando-os mais recetivos e parte integrante da empresa, pelo que a EPOS incentiva o envolvimento, a cooperação, a iniciativa e o espírito crítico, procurando o desenvolvimento e sucesso da empresa, numa política de estabilidade e desenvolvimento das nossas pessoas.

Para responder ao compromisso de permanente melhoria dos recursos humanos, a área de Gestão da Formação e Desenvolvimento tem como principais desafios atrair, desenvolver e reter os trabalhadores, num processo de gestão permanente, valorizando as pessoas através de processos formativos, do desenvolvimento de competências críticas e da garantia da aprendizagem contínua dos nossos trabalhadores.

Anualmente são realizadas e promovidas nas diferentes obras e geografias projetos formativos nas mais diversas áreas temáticas e modalidades de formação, dirigidas ao universo de trabalhadores internos e externos, abrangendo diversas categorias profissionais, visando essencialmente o incremento de competências associadas às principais tarefas e operações por eles realizadas, bem como na promoção da segurança e saúde e prevenção de riscos das mesmas.

No contexto de desenvolvimento e valorização das suas pessoas, a EPOS faculta a todos os seus trabalhadores os meios necessários para a sua formação e melhoria dos seus níveis de qualificação escolar e profissional.

A certificação de competências (Profissional e Escolar) é uma das áreas em que a EPOS investe mais recursos, tendo um caráter estratégico, fundamental para a competitividade da empresa, sendo ao mesmo tempo uma mais-valia para os trabalhadores. Além disso, na perspetiva da certificação escolar, a EPOS foi pioneira na celebração de protocolos com entidades oficiais, permitindo que os seus colaboradores possam desenvolver processos de Reconhecimento, Validação e Certificação (RVCC) Escolar, ajustados às suas características específicas (horários, conteúdos formativos, etc.), verificando-se um grande sucesso na concretização dos objetivos pretendidos.

ESTÁGIOS PROFISSIONAIS INSTITUTO DO EMPREGO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL, I.P.

Com o objetivo de proporcionar o desenvolvimento de uma experiência prática em contexto de trabalho a um leque mais abrangente de destinatários, potenciando a respetiva empregabilidade, a EPOS promove periodicamente a realização de estágios profissionais (regra geral, com a duração de 9 meses, não prorrogáveis) tendo em vista promover a inserção de jovens no mercado de trabalho ou a reconversão profissional de desempregados, renovando assim as suas equipas com pessoas com novas qualificações e com vontade de fazer parte da cultura da EPOS, partilhando a sua Missão (Fazer, contribuindo para a construção de um mundo melhor) e os seus Valores (Engenho, Verdade e Compromisso).

Consulte aqui o cartaz do IEFP sobre a medida.

ESPANHA: PLANO DE IGUALDADE E PROTOCOLO PARA A PREVENÇÃO DO ASSÉDIO SEXUAL

Na EPOS temos um compromisso decidido com a igualdade, a diversidade e a inclusão de todas as pessoas que trabalham para nós. Em 2023, a EPOS (Empresa Portuguesa de Obras Subterrâneas S.A. Sucursal em Espanha) aprovou o I Plano de Igualdade, aplicável em Espanha. Incorpora diversas medidas específicas para garantir a igualdade de tratamento e de oportunidades entre homens e mulheres, a conciliação profissional, pessoal e familiar, bem como a promoção de novas formas de liderança dentro da organização. Em 2023, a EPOS (Empresa Portuguesa de Obras Subterrâneas S.A. Sucursal em Espanha) aprovou também o Protocolo para a Prevenção do Assédio Sexual. Com este protocolo a EPOS manifesta a sua tolerância zero relativamente à ocorrência, em toda a sua organização, de condutas que constituam Assédio Sexual, Assédio por Razão de Sexo e/ou por Razão de Orientação e Identidade Sexual, Expressão de Género ou Características Sexuais.

Consulte aqui o 1º Plano de Igualdade da EPOS e o Protocolo de Prevenção do Assédio Sexual.